Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, o sistema de consórcios tem apresentado alta. A BR Consórcios, empresa com mais de 70 mil clientes ativos pelo Brasil, registra aumento de 91% em aquisições das cotas do consórcio de motocicleta entre as mulheres, quando comparados o semestre de 2020, com o mesmo período de 2019.

Desses compradores, os homens adquiriram mais na modalidade de serviços, com 128%. Esses resultados são referentes à comparação do semestre de 2019 com 2020.

Ainda comparando os números do semestre, os solteiros se destacam nas aquisições de cotas de automóveis e motocicleta, já os casados ocupam a categoria de imóveis. Assim como em 2019, esse ano, os que mais se preocupam com a aquisição do próprio patrimônio estão na faixa etária entre 30 e 40 anos.

“Comparado com o ano passado, 2020 apresenta uma variação positiva de 14% nos créditos contemplados e 15% nas cotas contempladas. Os números estão bastante representativos, mesmo em meio à pandemia, que já se alastra há sete meses”, afirma o Diretor Comercial da BR Consórcios, Roberto Luppi.

Já no comparativo do mês de agosto de 2019, com o mesmo mês de 2020, as mulheres solteiras investiram mais em consórcios, representando 41% dos compradores. O volume de créditos disponibilizados registra 21% de aumento e as contemplações em 19%. Já o volume de créditos comercializados, apresenta crescimento de 26,7% e 42,8% na venda de novas cotas.

No total geral, 41% das cotas são adquiridas pelos homens. Por produto, eles saem na frente nas aquisições do produto de serviços, enquanto as mulheres lideram as compras das cotas de motocicleta, também no comparativo mensal.

Quando analisamos os resultados anuais, de janeiro a agosto de 2019, com o mesmo período de 2020, os dados apontam um aumento de 9% nas contemplações e 5 % no volume de créditos disponibilizados. Homens se destacam nas aquisições de cotas de serviços, representando 21% desses compradores. As aquisições das cotas de automóveis são lideradas pelos solteiros, enquanto os casados se destacam no produto de imóveis.